quarta-feira, 6 de junho de 2007

Longa vida à Ariano!


Hoje, 6 de junho de 2007, quarta-feira, Jô Soares dedicou os três blocos de seu programa, a uma grande entrevista. O entrevistado? Ninguém menos do que o autor de O Auto da Compadecida e de A Pedra do Reino, Ariano Suassuna. A entrevista, com uma abordagem extremamente informal, como é de costume do programa, me impressionou bastante. Poucas vezes em minha vida, vi um sujeito com tanto carisma. Extremamente inteligente, seu humor não tem nada de forçado, muito pelo contrário, contava "causos" e respondia às perguntas com naturalidade, e arrancava de mim, e da platéia, gargalhadas gostosas. O Auto da Compadecida, obra que virou mini série, que virou um dos melhores filmes da nação, é singularíssima. Mostra que podemos escrever sobre o Brasil, ou escrever estórias com assuntos típicos da terrinha, sem sermos chatos, entediantes ou piegas. É fenomenal. E quando conhecemos a pessoa por trás da obra, ficamos ainda mais fãs. Não conheço praticamente nada desse magnifico escritor brasileiro, mas o pouco que conheço, já me apaixonei. Longa vida à Ariano!

3 comentários:

Anônimo disse...

Longa Vida a Ariano Suassunba...
o brilhantismo, o humor e o amor ao brasil q ele tem...
inevitavel falar do que foi o auto da compadecida ne cara...
Até o Jo com sua pedancia rotineira se rendeu a ele..
incrivel o cara...

To com um projeto sobre literatura de cordel, e naum tem como naum estudar a influencia que o cordel tem nas obras dele, e cada vez mais tenho contato com as ideias dele, o cara eh brilhante.
O melhor de tudo eh que eu tava procurando alguem do meu circulo de amizades que tivese visto a entrevista pra discutir...
E como sempre aparece tiagao pra salvar a noite..
ahuahuahuahuahuhuahuaha

Como sempre digo aki:
"Ô Tiagão, Akêlabrás Procê brother!"




Ps. Quanto ao ultimo comentario, eu acredito que a cereja seja o melhor do bolo, apesar de ser pequena...

Tiago disse...

Sim, o cara é "foda" mesmo, com o perdão da palavra. Quero realmente conhecer mais sobre as obras dele. Pena que a biblioteca publica daqui eu nem sei aonde fica!

Quanto ao comentário sobre Brokeback Mountain, minha conclusão é a seguinte: em relação à roteiro pra cinema, eu não gosto dessas "receitas" de sucesso. É claro que o comentário é por si só paradoxal, e claro que se olhar-mos bem, TUDO é receita de bolo, mas o meu problema com esse filme, é que ele não tem nada de novo, exceto duas frases em todo o roteiro. A cereja, como disse.

Luis Felipe disse...

O melhor de tudoé que "A pedra do reino" será adaptada pelo Luiz Fernando Carvalho, um novo gênio que játem em seu currículoo maravilhoso "Hoje é dia de Maria"!